Morte de peixes no Rio Itabapoana pode ter sido provocada por produtos químicos -veja fotos


 Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Bom Jesus do Norte percorreram, na tarde desta terça-feira(17/10),  toda a extensão do Rio Itabapoana, nos limites do município, para verificar in loco a situação da mortandade de peixes provocada, provavelmente, pelo derramamento de um produto químico ainda não identificado, na margem direita do rio, correspondente ao vizinho município de Bom Jesus do Itabapoana. A vistoria no trecho tem como objetivo verificar se os peixes continuam morrendo e se, ainda,  existem vestígios de elementos químicos estranhos na água.

 O derramamento ocorreu na manhã de segunda-feira(16/10), próximo a base de captação de água da CEDAE/RJ,  e provocou um forte cheiro, característico de peixe podre, além disso uma densa espuma de cor verde pôde ser vista sendo levada pela correnteza. Após esse episódio, centenas de peixes apareceram mortos às margens do rio. Coletas de água contaminada foram feitas, e as secretarias de meio ambiente das duas Bom Jesus já comunicaram aos órgãos ambientais responsáveis, para que sejam apuradas as responsabilidades.
No estado do Espírito Santo foram comunicadas; a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama),  Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA). No Estado do Rio foram comunicados; Instituto Estadual de Meio Ambiente(INEA), Polícia Civil,  além da Agência Nacional de Águas(ANA).
O Rio Itabapoana fornece água potável para as duas cidades, apesar do derramamento do produto em seu leito, o fornecimento de água para a população não foi interrompido.

Nenhum comentário