Em São Francisco: Animais apreendidos pela prefeitura estão em estado de abandono- Veja fotos vídeo


  Recebemos no inicio da manhã desta segunda-feira (30/10) imagens de cavalos que estão presos em um curral na localidade de Cobiça, São Francisco de Itabapoana. Segundo a informação repassada pelo autor das imagens, esses animais foram apreendidos pelo serviço de correição de animais, setor subordinado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e estariam sofrendo maus tratos, sem alimento, sem água, sem pastagem e sem cobertura para se protegerem do tempo. Pelas imagens é possível verificar que o local não dispõe de infraestrutura e os animais estão visivelmente debilitados, inclusive, um dos animais(foto) é possível verificar que está com ferimentos e sem os pelos em boa parte do corpo.
Em contato inicial com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, fomos atendidos por uma assessora que disse não poder nos ajudar, pois “Esse não era o seu setor”, e me indicou que procurássemos a secretaria responsável.  
Em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fomos gentilmente atendidos, por telefone, pelo responsável pelo setor de correição. Segundo ele. “Toda semana é levado cana e sobras de pés de mandioca para alimentar os animais, e 2 vigias seriam os responsáveis por cuidar dos cavalos”.
 Sobre o destino desses animais Ele disse. “Que os mesmos ficam retidos até que os proprietários peguem de volta”. E se os proprietários não pegarem de volta? Ele disse que está aguardando uma Lei ser aprovada pela Câmara de vereadores para leiloar esses animais, porém não soube responder qual é o destino desses animais, enquanto a tal lei não é aprovada.  
Perguntamos se esses animais recebem atendimento de médico veterinário, ele disse que a secretaria conta com serviços profissionais, mas não confirmou se os animais estão ou não recebendo atendimento veterinário. As imagens que estamos publicando mostram um pouco da triste realidade dos cavalos.

A matéria tem como principal objetivo chamar a atenção das autoridades para o sofrimento desses animais que estão confinados em estrutura inadequada. O blog, como sempre fazemos, deixa o espaço aberto para que a Secretaria de Meio Ambiente possa vim a público informar  quais as providencias serão tomadas, e quando serão tomadas. O blog vai seguir acompanhando o caso. 



Nenhum comentário