Nível dos rios está abaixo da média

Sem previsão de chuvas para o período, Campos enfrenta uma estiagem há 20 dias. Na medição realizada na manhã desta quarta-feira (20), por técnicos da coordenadoria, a cota do rio Paraíba do Sul é de 4,60 metros. A cota normal é 5,80 metros e a de transbordo, 10,40 metros. Já o nível do rio Ururaí permanece abaixo da régua, ou seja, menos de dois metros. A normal é de 3 metros. A de transbordo é de 3,80 metros.

Segundo o assessor especial de prevenção da Defesa Civil, tenente Rubens Gomes, o órgão faz um acompanhamento diário do clima, através de institutos oficiais. Ele destaca que a população precisa estar ciente de que é preciso não desperdiçar água, pois não há previsão de chuvas para os próximos dias.

— Já era esperada uma estiagem nesse período. O clima está muito seco e estamos sem chuva há 20 dias. No mês passado, choveu apenas 1,9 mm, quase nada, o que é algo muito complicado, pois os níveis de nossas represas estão baixíssimos, assim como o nível dos rios. A cada ano que passa, o clima fica mais severo — explica o assessor. (A.N.).

Fonte: Folha 1.

Nenhum comentário