Encontro em Campos, apresenta inovações e discute melhorias para setor da cana-de-açúcar nesta quinta

Os proprietários de usinas e produtores rurais do Norte Fluminense vão se reunir nesta quinta-feira (21), a partir das 8h, na Universidade Federal Rural do Rio (UFRRJ), em Campos dos Goytacazes, para discutir potencialidades e oportunidades para o setor do agronegócio da cana-de-açúcar.
O RioAgro Cana foi organizado pelo Sindicato das Indústrias Sucroenergéticas do Estado do Rio (Siserj) e tem o apoio da Inter TV.
O presidente do Siserj, Frederico Paes, destaca a oportunidade aberta a produtores de Campos e região. “Estamos trazendo para o produtor de cana do Estado do Rio tecnologias e técnicas que estão sendo aplicadas em grandes centros produtores”, explica Frederico Paes.
Durante o evento, uma máquina colheitadeira de cana, desenvolvida em conjunto com pesquisadores brasileiros e alemães, será mostrada pela primeira vez em terras brasileiras, segundo Frederico.
“A colheitadeira foi desenvolvida em uma universidade alemã com consultoria de produtores e entidades de pesquisa do Rio, por um convênio com o programa Rio Rural do estado”, disse.
Outra inovação que será apresentada é o uso do sobrevoo com drones para identificação, com coordenadas GPS, de falhas de plantio em canaviais. “Vamos mostrar uma tecnologia que grandes centros aplicam e que o produtor em Campos poderá ter acesso, para ampliar a produtividade e reduzir perdas”, disse o presidente do sindicato, referindo-se à técnica desenvolvida na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
Programação:
08h30 – Solenidade de abertura do evento com autoridades públicas do município e do estado e assinatura do Projeto AgroCana.
09h – Marcel Cardoso (superintendente de Planejamento do Município de Campos) e Tito Inojosa (presidente da Asflucan) – Exposição do programa AgroCana.
09h15 – Marcos Dias (presidente da Organização das Cooperativas do Brasil) – Organização por sistema de cooperativas na produção rural.
09h30 – Banco do Brasil – Crédito Rural e Plano Safra.
09h45 – Ricardo Inojosa – Perspectiva do mercado do açúcar e do álcool
10h15 – Dr. Josil de Barros Carneiro Júnior (UFRRJ) – Potencial de novas variedades para a região.
10h45 – Dr. Willian Pereira (UFRRJ) – Produção de mudas de cana, velhos e novos conceitos.
11h15 – Dr. José Carlos Mendonça (Uenf) e o engenheiro agrônomo Conrado Aguiar Barreto – Identificação e recuperação de falhas com uso de drone.
11h45 – Demonstração de campo do uso de drone.
14h00 – Dr. Paulo César Molina – Necessidade Hídrica, qualidade das águas e sistemas de distribuição para cana-de-açúcar.
14h30 – Dr. Leonardo Ubiali Jacinto – Nova tecnologia de barra irrigadora, com baixo custo e redução de consumo de água.
15h00 – Colheitadeira Projeto Alemanha – Lançamento de nova colheitadeira para pequenos e médios produtores. Apresentação da equipe conjunta do projeto, com técnicos alemães e da Pesagro, UFRRJ e do programa Rio Rural.
G1 Norte Fluminense

Nenhum comentário