Mães reclamam de arroz 'azedo' servido como merenda em escola

Mães de alunos que estudam na Escola Municipal João Bastos, em Barra de São Francisco, região Noroeste do Estado, utilizaram as redes sociais para denunciar que os filhos foram servidos com merenda que estava azeda.

A diretora da escola, Alessandra Eduardo Andrade Ribeiro, disse que ao tentar reaproveitar um arroz temperado na merenda escolar dos alunos do 7º ao 9º ano, de idades entre 12 a 15 anos, na manhã de segunda-feira (14), foi constatado que ele estava azedo e por isso, tiveram que recolher o alimento para jogar fora e os alunos precisaram comer biscoito para não ficarem com fome.

"Na tentativa de reaproveitar o arroz de sexta-feira que tinha sobrado e estava congelado, o cozinheiro preparou uma quantidade menor de arroz novo, misturou com o outro e deixou na panela para servir. Quando começou a colocar no prato dos alunos, foi constatado que estava cheirando a azedo e precisamos recolher imediatamente a comida, que ninguém comeu. Nenhum pai nos procurou na escola para que pudéssemos esclarecer o fato, só postaram nas redes sociais".

O cardápio do dia era: arroz, feijão, inhame ensopado com acém e salada de alface com tomate, mas segundo a diretora, como não havia acém no estoque, porque a carne só chegou nessa manhã desta quarta-feira (16), eles aproveitaram para servir feijão e o arroz que estava temperado com frango desfiado, tempero verde e cenoura.

"Depois disso servimos biscoito para que as crianças não ficassem com fome, porque não dava tempo de preparar outra coisa na hora do desespero. As crianças não se alimentaram com o arroz e ninguém passou mal. Nossa merenda é de excelente qualidade. Foi algo que não deveria ter acontecido, mas só foi percebido na hora de colocar no prato", informou.

A diretora explicou que nunca houve esse fato anteriormente e que vai redobrar a atenção. "Nunca tivemos isso antes aqui. O nosso cardápio está diversificado e muito melhor do que antes. A prefeitura já veio e fiscalizou. A nutricionista faz vistorias e veio aqui na semana passada. Vamos redobrar a atenção para que não se aproveite mais para não termos mais problemas", disse.

PREFEITURA PEDE DESCULPAS
A Prefeitura de Barra de São Francisco emitiu nota sobre o fato. Confira na íntegra:
Ao tomar conhecimento, pelas redes sociais, na tarde desta terça-feira (15), de que os alunos do turno matutino da Escola Municipal João Bastos teriam recebido merenda escolar azeda no intervalo, a Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou de forma imediata uma série de apurações.
Ficou constatado que: as crianças não se alimentaram de comida azeda, mas foram servidas com biscoitos. A equipe responsável pela merenda explicou que, como na segunda-feira (14) o número de alunos foi menor que o de costume, houve sobra significativa do arroz preparado, que foi congelado e acrescentado ao novo arroz, preparado na manhã desta terça-feira (15), o que só ocorreu para evitar o desperdício de alimento.
A Prefeitura de Barra de São Francisco reitera o seu compromisso com a educação municipal e esclarece que não é comum esse tipo de ocorrência na Rede Municipal de Ensino, sendo este o primeiro episódio desta natureza nesta gestão, e de forma exclusiva em uma única unidade de ensino de sua responsabilidade.
O Executivo esclarece ainda que os responsáveis pelo preparo da merenda já foram notificados para não procederem da mesma forma, mesmo que tenham agido com boa intenção.
A alimentação dos estudantes é mantida com rigorosa fiscalização e possui cardápio diversificado elaborado por uma profissional de nutrição.
Ainda assim, a Prefeitura de Barra de São Francisco pede desculpas aos estudantes da Escola Municipal João Bastos, aos pais dos educandos, e a sociedade francisquense pelo ocorrido, e informa que, mesmo tomando todas as medidas necessárias, sabe que todos os profissionais estão sujeitos à falhas.

Fonte: Gazeta Online.

Nenhum comentário