Dia D” de vacinação contra HPV será neste sábado (1º), em SFI

Dez postos de vacinação estarão abertos das 8h às 16h, em São Francisco de Itabapoana (SFI), para o “Dia D” de vacinação de adolescentes contra o vírus HPV, que ocorrerá neste sábado (1º). Podem ser vacinados meninos entre 11 e 14 anos e meninas entre nove e 14 anos.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Sebastião Tavares Filho, a aplicação da vacina foi intensificada desde a última segunda-feira (19), seguindo orientação da Secretaria de Estado de Saúde.
“O objetivo da vacina é tornar o adolescente imune ao vírus HPV, prevenindo assim, a doença e possíveis complicações, como câncer, lesões e verrugas nas regiões orogenitais”, explicou. Ele destacou que o público-alvo deverá se dirigir às unidades de saúde portando cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), um documento de identidade e o cartão de vacinação, uma vez que este último será avaliado observando a real necessidade das doses, já que os adolescentes devem receber duas doses da vacina com um intervalo de seis meses.
Os pontos para se vacinar são: Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Praça João Pessoa, Guaxindiba e Gargaú; Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imburi, Santa Clara e Buena; na Clínica da Família, na área central do município; e na Unidade de Vacinação, em Ponto de Cacimbas.
Prevenção — Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. A imunização também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe.
Pesquisa realizada nos Estados Unidos, onde há vacinação desde 2006, apontou redução de 88% da infecção oral por HPV. Estudo realizado com homens de 18 a 70 anos do Brasil, México e Estados Unidos, aponta que os brasileiros têm mais infecção por HPV que mexicanos e norte-americanos, com índices de 72% no Brasil, 62% no México e 61% nos Estados Unidos. O levantamento apontou ainda que a incidência de câncer do pênis no país é três vezes maior que entre os norte-americanos.
Fonte: Ascom - Blog

Nenhum comentário