Vereadores afastados retornam para a Câmara de Campos, no RJ

Foram reempossados nesta segunda-feira (22) os vereadores Thiago Ferrugem (PR), Vinícius Madureira (PRP), Roberto Pinto (PTC) e Jorge Magal (PSD), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Os parlamentares foram afastados da Câmara de Vereadores pela Justiça Eleitoral no dia 17 de abril. Eles são suspeitos de envolvimento em um esquema de compra de votos que utilizava o programa social Cheque Cidadão na eleição municipal de 2016. O juiz Ralph Manhães determinou na última quarta-feira (17) o retorno dos vereadores.
Com o retorno dos políticos, os suplentes Beto Cabeludo (PTC), Josiane Morumbi (PRP), Roberta Moura (PR) e Thiago Godoy (PR) perdem as vagas.

A primeira sessão da Câmara com a presença dos vereadores será nesta terça-feira (23).
Na ocasião do afastamento, a defesa dos parlamentares informou que a decisão fazia parte de uma sequência de ilegalidades, que visa interferir diretamente na Câmara de Vereadores.

Operação Chequinho 

Segundo o Ministério Público Estadual, em troca dos votos, a prefeitura oferecia inscrições fraudulentas no programa Cheque Cidadão, que dá R$ 200 por mês a cada beneficiário.
A operação começou em setembro de 2016, quando o MPE e a PF viram um "crescimento desordenado" do Cheque Cidadão. Em apenas dois meses, o número de inscritos passou de 12 mil para 30 mil. Desde então, a operação prendeu vereadores, eleitores e outros envolvidos no caso. Todos já foram soltos.
Na ocasião, a prefeitura ressaltou que o programa existe há oito anos e atende famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o município, para obter o benefício, é preciso atender critérios socioeconômicos, os mesmos de programas similares como o Bolsa Família do Governo Federal. Fonte: G1 Norte Fluminense.



Nenhum comentário