Escola de Bom Jesus do Norte trabalha projeto sobre Saúde Bucal

Pedagoga e diretora ao lado da Professora
A afirmação que a saúde começa pela boca não é simplesmente um dito popular, mas uma realidade comprovada por pesquisas cientifica que tratam do assunto. Como cuidar bem dos dentes e qual a importância?  A proposta despertou interesse nos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da escola Minervina da Silva Araújo em Bom Jesus do Norte. A idéia de abordar o assunto surgiu depois que a Professora de Educação Física, Márcia de Azevedo que está atuando, também, na sala de informática percebeu que as crianças não tinham o hábito de cuidar dos dentes após as refeições, e que esse seria um bom tema em sala de aula. 
     Com a exibição de vídeos,  slides, oficinas, dinâmicas e pesquisas os alunos  estão aprendendo a importância da saúde bucal e da escovação correta. Na sala de informática  são abordados ainda  os diversos problemas que a falta de cuidados com os dentes podem causar. A professora, que tem recebido orientação da pedagoga da escola e apoio da diretora,  pretende convidar um dentista para visitar a escola e falar sobre o assunto, através de uma seção tira-dúvidas.  O projeto que está na 2ª semana e terá a duração de 30 dias, já começa a render resultados práticos. “Muitos alunos já estão trazendo escova e creme dental para a escola, atitude que surgiu a partir do projeto, por isso estou muito feliz e motivada com a idéia”, comemora a professora.

Entre os problemas bucais mais comuns na população brasileira está a gengivite, que, quando não tratada, pode evoluir para a periodontite (espécie de inflamação de caráter crônico,  e que  pode levar à perda dos tecidos de suporte dos dentes). Conforme a Associação Brasileira de Odontologia, menos de 22% de adultos e 8% dos idosos têm as gengivas totalmente saudáveis.

Um comentário

Helloiza Alonso disse...

gostei demais das dicas, vou aplicar no colegio particular zona norte , adorei o blog, parabéns pelo projeto, excelente