Dia Internacional da mulher é lembrado em Bom Jesus do Norte

Vice-prefeita Angélica Baptista recebe a visita alunos e professores
O Dia Internacional da Mulher foi lembrado em Bom Jesus do Norte por alunos da rede municipal de educação. A Escola Minervina da Silva Araújo que trabalha com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, foi uma das escolas a desenvolver atividades. Segundo a Pedagoga da escola, Professora Marly Silva de Paula, todos os professores desenvolveram propostas educativas abordando a importância do dia comemorativo às mulheres. Como surgiu a idéia da comemoração e as principais conquistas das mulheres ao longo da história. Os alunos também confeccionaram rosas e cartões que foram distribuídos para as mulheres.

Na tarde desta quarta-feira(8), os alunos saíram as ruas visitando o comercio, casas e prédios públicos para distribuir as rosas artesanais confeccionadas na escola. Na sede da prefeitura, todas as mulheres presentes foram presenteadas, inclusive a vice- prefeita Angélica Baptista, que também é professora, e recebeu em seu gabinete um grupo de estudantes, das escolas Minervina da Silva Araújo e Coronel Antonio Honório. “É sempre bom ser homenageada, e este dia deve estar sempre sendo lembrado, pois marca a luta das mulheres pelos seus direitos e mais espaço na sociedade”, declarou Angélica Baptista. 
As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20. Em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

Nenhum comentário