Greve da PM "É sequestrar a liberdade e cobrar resgate", diz Hartung de protesto

 O governador Paulo Hartung, que retornou ao Estado na terça-feira depois de passar por uma cirurgia para retirada de tumor em São Paulo, recebeu a imprensa na manhã desta quarta-feira (8) na residência oficial na Praia da Costa, em Vila Velha, e falou sobre a crise na Segurança devido à paralisação dos policiais militares.
Com Hartung estavam o governador em exercício, César Colnago, e o secretário de Estado da Segurança e defesa Social, André Garcia. Segundo o governador, a paralisação dos policiais militares é uma "chantagem" com o governo.
"É a mesma coisa que sequestrar a liberdade, o direito do cidadão capixaba, e cobrar resgate. Nem por aspecto ético se paga resgate, e nem a lei de responsabilidade fiscal permite isso", afirmou Hartung, emocionado.
Desde a última sexta-feira (3), familiares de PMs estão bloqueando a porta dos batalhões para impedir a saída dos militares, levando a uma onda de assaltos, furtos e homicídios durante o final de semana. O governador destacou, ainda, que o movimento vai contra o que determina a Constituição Federal.
"O caminho é um caminho errado, que rasga a Constituição do nosso país. É chantagem.
O que está acontecendo é chantagem. Se o Espírito Santo não enfrentar a situação de frente, daqui a pouco esse movimento será em todo o país", disse o governador.
Sobre o pedido de reajuste salarial pleiteado pelos policiais, o governador em exercício, César Colnago, disse que não poderá tratar desse assunto no momento. Segundo ele, a PM teve o salário reajustado pela última vez em abril de 2014, não há sete anos, como alega a categoria.
"Diante do desequlíbrio das contas de outros estados brasileiros, nós aqui conseguimos manter tudo em ordem. Mas estamos no limite, estamos tendo queda da receita. Todos os servidores estão sem qualquer tipo de ajuste. O estado do Rio de Janeiro e outros estão atrasando ou parcelando salários. Aqui, a prioridade, além da segurança das famílias, é garantir o pagamento do salário dos servidores", afirmou Colnago.

Um comentário

Anônimo disse...

E corrupção é roubar a dignidade da população!