A chapa "esquentou" na educação de São Francisco



Alunos da escola durante desfile cívico na localidade(Foto arquivo)
Parece que as coisas na Secretaria de Educação de São Francisco de Itabapoana não estão muito calmas. A Secretária autoriza o professor assumir suas funções e dias depois o profissional é convidado a se retirar, porque cabos eleitorais locais descobriram que o professor votou no candidato adversário, seria cômico se não fosse trágico. O caso é real e está acontecendo em uma importante escola do município, a Escola Municipal Estelita Araújo Crespo em Praça João Pessoa. Recebi  email de um leitor do blog e fui em busca de mais informações.
Descobri ainda que a nova diretora foi indicação do vice- prefeito, e que a mesma é uma pessoa do bem e competente para exercer a função, mas que também estaria sendo pressionada pelo “poderoso” grupo para deixar a escola.
Toda essa confusão, segundo o internauta,  é do conhecimento da Secretária de Educação que assiste a tudo numa estranha passividade que mão é característica Dela. Porque a secretária de educação está se permitindo ser “secretariada” por movimentos políticos? A prefeita tem conhecimento do fato ou estão omitindo essas informações da chefe do executivo?.
Caso a secretaria de educação ou até mesmo a prefeita queiram se pronunciar sobre o  caso, o espaço segue disponibilizado.
Abaixo segue o relato do internauta sobre o fato:
“Por falar em passarinho que voa alto e leva chumbo, há casos em que nem são passarinhos, mas filhotes que estão querendo voar alto demais. São meros "ex-cabos eleitorais" sem nenhuma representatividade na localidade que estão mandando (ou querendo mandar), mais que a prefeita, seu vice e seus secretários. O caso está acontecendo lá em Praça João Pessoa, onde um pequeno grupo político está promovendo uma "caça as bruxas" ou como dizem eles, uma “caça ao 15”. Os alvos em questão são os funcionários contratados para lecionar na renomada Escola Municipal Estelita Araújo Crespo.
Não se sabe com que autoridade, mas estão tentando, e muitas vezes conseguindo, interferir negativamente no funcionamento interno da Escola, trocando professores contratados que já estavam em sala de aula, alegando que eles teriam votado contra. Vale ressaltar que os professores enxotados, chegaram à Escola com os respectivos memorandos retirados na Secretaria de Educação autorizando sua atuação.O abuso de poder é tamanho, que o dito “grupo” anuncia antes nas mídias sociais uma lista negra dos que deverão sair. Já tiraram quatro excelentes professores fundamentais para a manutenção da qualidade de ensino. Até mesmo uma das Diretoras que foi escolhida por sua capacidade e por ser alguém que goza de um certo prestígio na comunidade está prestes a ser enxotada. O mais grave disso tudo é que fica uma sensação de vazio de poder. Na verdade quem manda e quem obedece? Atitudes assim, depõem contra a prefeita e seu vice que foram, legitimamente, eleitos pela maioria da população de São Francisco de Itabapoana.
A Escola que já estava seguindo seu curso normal nesse ano letivo está preste virar um caos com a intromissão desse dito "Grupo Político" que insiste em dirigi-la de fora para dentro. O mal estar é visível no ambiente da Escola. A revolta está generalizada. Apesar de se ter a noção de que esse tipo de expediente é de praxe e faz parte da cultura (ou falta de cultura) política, a Escola Estelita sempre conseguiu respirar somente educação e nunca se viu usada como uma extensão de um palanque político.
Uma mãe de aluno declarou que a filha está muito confusa e reclamando que tiraram a tia que ele tanto gostava. Num dia um professor se apresenta para turma, começa a ministrar suas aulas e dias depois entra outro professor para lecionar a mesma disciplina porque o outro foi convidado a retirar-se por influencia do tal grupo. A harmonia conseguida nesse breve período inicial das aulas está indo por ladeira a baixo. A pergunta que as pessoas diretamente afetadas por tal situação fazem e que merece uma resposta urgente é: Quem vai salvar a Escola Estelita desse “grupo” que só querem tumultuar? Quem vai derrubar os “filhotinhos” que insistem em voar mais alto do que quem manda? Com a resposta os órgãos competentes!!!”

48 comentários

Anônimo disse...

Isso é um governo de transparência? Não!!! Isso é um governo que só está a frente dos 12 mil e poucos eleitores pq o resto é resto de população, onde iremos parar, somos escravos de um governo infelizmente, manda quem tem o poder, aceita quem votou!!!

Anônimo disse...

Enquanto existir contrato todos que se sujeitarem a tal estarão expostos a esta situação, quem se preza não faz contrato, exige concurso.

Anônimo disse...

Tudo que foi colocado ai e a mas pura verdade e uma falta de respeito sem tamanho as pessoas estão se gafinhamdo como bichos ,,com uma intolerançia horrível nunca vi desse tipo Deus que nos protege nesse monicipio

Anônimo disse...

Que horror já está assim, comecou mal.
Nada a ver e povinho, mais sem noção.
Solta logo uma dinamite em São Francisco.

Anônimo disse...

Isso que é política o que dizer dos nossos alunos que vivenciam essa situação. As vezes me pergunto será que valeu apena emancipar São Francisco do Itabapoana eu era muito feliz e não sabia na antiga São João da Barra.

Anônimo disse...

Absurdo isso,lote de idiotas,eles não querem o melhor pra localidade ,para os alunos,estam preocupado em fazer politicagem.Achando eles q fazendo isso ,eles vão comer no cocho.mais esquecem q Deus estar vendo tudo.

Unknown disse...

Uma pouca vergonha tufo isso, vamos lembrar que essas pessoas tem família para o sustento.

Anônimo disse...

Apesar disso tudo que esta acontecendo coloram os professores de creche para trabalhar 8 horas

Anônimo disse...

Se fossem do governo de pedrinho xereta seriam a mesma coisa,eles também são um bando de perseguidores, ou já esqueceram ? tanto mimimi pra uma coisa tao fácil de se entender. Caso FOSSE DO OUTRO LADO SERIA A MESMA COISA.

Anônimo disse...

A secretária que ver o circo pegar fogo mesmo,vai fazer um bom caixa e com a educação na mão a prefeita com filme queimado,será a próxima pré candidata já que tem o DEM em sua mão.

Anônimo disse...

Os Edis voltam ao trabalho,mais auguns acham melhor faltarem,o povo vão cobrar dívida na câmara.

Anônimo disse...

O vereador da familia Azevedo é esperto e todos já acham que tem um sobremesa diferenciada com presidente da casa,dita as ordens,montou o grupo para eleger o chefe e agora manda nele

Anônimo disse...

Pintinho agora se ver encurralado e ao mesmo tempo obrigado a engavetar o projeto ficha suja do vereador Caboclo,para não cair na sua conta,como vereador ficha suja,estamos de olho.

Anônimo disse...

A Francimara nas entrevistas ensiste em dizer eu sou prefeita e a prefeitura é de todos campos,são Francisco,são João da barra,Marataízes,,,prefeita de todos de fora.

Anônimo disse...

Pois é desse jeito mesmo. Nenhum governo ve o lado profissional. Uma ex diretora do Municipal de Gargau foi persseguida pela secretaria passada. Quem assumiu foi a sobrinha onde o lado profissional foi nota zero. Não tinha educação não atendia as mães de alunos e quase nunca ficava naescola. Mas no entanto as mães não tinham o direito nem de reclamar porque a tia passava a mão na cabeça da sobrinha diretora. E os tititi continuam nesse governo. Não conseguem enxergar o profissional e sim o voto. Com o governo Pedrinho também foi assim. Perseguição pura. Francimara pense com carinho nos verdadeiros profissionais e mostre que vc não é igual aos hipócritas do governo passado. E a senhora Yara repense suas atitudes. Não faça como a tal Kátia Martins que só sabia fazer fofocas e perseguir funcionários.

Anônimo disse...

Como o povo faz vi a senhora Kátia e vejo ela passando um verdadeiro deserto,mulher cabos baixa,tipo com vergonha e com poucos amigos,,,o poder ajuda que sabe conviver com ele,ser bom,inteligente e praticar o bem ,,,o poder distrói

Anônimo disse...

Ver o nobre Edil Marquinhos de Santo Amaro,criticando as pessoas por estar por trás das redes sociais para criticar o governo, vai estudar filho ou conhecer a lei orgânica e o regimento interno da casa.
VCS NÃO TEM COMO MANTER O POVO ANALFABETOS MAIS,ENTENDEU,ENTENDEU?

Anônimo disse...

Tenho vergonha de ser moradora de são Francisco e ve nossos filhos dize que na escala só têm ovos de carne e até água está faltando que feio prefeita! Fauta carne na sua mesa?

Anônimo disse...

Tenho vergonha de ser moradora de são Francisco e ve nossos filhos dize que na escala só têm ovos de carne e até água está faltando que feio prefeita! Fauta carne na sua mesa?

Anônimo disse...

O governo estar fazendo um bom caixa ,o turismo não estar gastando nada no verão e outras secretarias praticamente movimentando a passos de tartaruga,,, vamos ficar de olho se esse dinheiro vai ser gasto durante o ano ou tem caixa 2,,,to de olho

Anônimo disse...

O filho de um secretário ta na secretaria do outro as mulheres a mesma rotina,só entre eles.

Anônimo disse...

Isso é pura verdade. Fui vítima da diretora sobrinha. Como mãe vi a escola de gargau alegre quando a outra diretora estava no poder. Agora a atial prefeita e a atual secretaria estão provando qie são todos iguais. Muito decepcionada

Anônimo disse...

Até o momento em que alguém surte e tome uma atitude!

Anônimo disse...

Votam em turistas, depois querem reclamar?

Anônimo disse...

Próxima eleição meu voto será de Beto do Café!

Unknown disse...

Como educadora deste município, fico observando os disparates e a falta de respeito das pessoas umas com as outras. Fica complicado mudar concepções de adolescentes do Ensino Médio com este tipo de pessoas do município que provavelmente algumas são pais de adolescentes e jovens cursistas do EM, exatamente na fase da vida e do curso em que educadores, como eu, discutimos situações políticas, sociais e econômicas que envolvem o país e especificamente o nosso município. Observando as postagens, começo a entender com mais clareza porque o meu aluno apresenta determinado conceito em relação principalmente, a política. Eta terra!

Unknown disse...

As pessoas precisam devem ser respeitadas independente do apoio político que prestam. o senhor Pedrinho Cherene, citado em postagem acima, de pedrinho xereta, foi o prefeito deste município, deve ser respeitado, assim como a senhora Francimara que esta prefeita deste município, precisa ser respeitada. As senhoras Yara cintia e katia martins, são professores, educadoras formadoras de opinião e atuam como profissionais neste município também devem ser respeitadas e não citadas em postagens por alguém que sequer tem a coragem de se identificar .porque pelo ao menos devem saber que podem serem processadas por isso não se apresentam.chegam a conclusões por si mesmas e saem por se achando no direito de rotular as pessoas de xereta, fofoqueira, mal intencionadas e por ai vai.Infelizmente é coisa de gente que precisa ir à luta, conquistar espaços, mudar de atitude, rever conceitos. fico triste, me vejo enquanto professora, dando murros em ponta de facas.Lamentável!

Anônimo disse...

corretíssimooooo

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo de cima verdadeiras palavras eles sao muitos vingativo tem que pararem com isso a ditatura ja acabou.

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo de cima verdadeiras palavras eles sao muitos vingativo tem que pararem com isso a ditatura ja acabou.

Anônimo disse...

TUDO ISSO CHAMA SE DOR DE COTOVELO,KKKKK

Anônimo disse...

Além de tudo isso que foi citado e, que nos deixa envergonhado enquanto munícipes, gostaria de citar o tal processo seletivo que foi realizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, que foi uma total desorganização. Participei do processo citado e, posso relatar uma ridícula sequência de erros/ descasos. Começando com a listagem dos inscritos, que hora o nome constava na lista e depois não mais. No dia da prova, pessoas foram alocadas para determinada escola porém o nome constava em outra escola. O edital dizia que os portões seriam fechados as 09:00 hs da manhã porém este tempo se estendeu. Na entrada na sala, ninguém conferia documentos. Outro absurdo foi a questão de as provas chegarem em envelopes pardos (fácil de ser violado). Seguindo a sequência de absurdos, o cartão resposta não possuia nada que identificasse o candidato e, pasmem, se acaso errasse no cartão resposta, tinha direito a outro. E assim segue... a lista de classificados foi retificada devido aos erros ridículos! Nomes que constavam numa péssima colocação, teve que ser alterada para corrigir. Mas tal correção só aconteceu para os que recorreram... por fim... no mínimo duvidoso! Ou seria "carta marcada"???? Que Deus abençoe nosso município entregue às traças.

Anônimo disse...

Isso é mentira. A merenda nas escolas estao fartas e o ovo faz parte do cardapio. assim como o frango, Muitos legumes e frutas tbm estão tendo, Meu filho e da rede e esta elogiando muito, A agua tbm não esta faltando. Oh povinhoooo

Unknown disse...

DEVE SER UM COITADO, O ANONIMO ACIMA!Não merece credibilidade nenhuma.

Marciano pereira disse...

E p este motivo que o município não cresc e muito verme querendo manda no modo geral

Marciano pereira disse...

E

Anônimo disse...

Apaoadissimo!! Tuas palavras já mostras a esse povo que mimimi...se aprende no jardim de infância....mais respeito à representante do povo..!! Parabéns a vc ...belo texto.

Anônimo disse...

Apaoadissimo!! Tuas palavras já mostras a esse povo que mimimi...se aprende no jardim de infância....mais respeito à representante do povo..!! Parabéns a vc ...belo texto.

Anônimo disse...

Só acho que eles não estão vendo o lado profissional das pessoas, demitiram diretoras profissionais com formação e experiência para nomear diretoras que nem formação tem. Isso mesmo tem escolas que a diretora so tem a formação geral nem formação de prof ela tem,só pq balançou bandeira pra atual prefeita exigiu cargo de confiança. Isso não é papo de recalcada não estou indignada pq poderia colocar a frente de uma escola pelo menos um diretor com formação enquanto muitas com experiência foram mAndadas embora. Não tem formação pra elas querem passar oq pra nossos filhos

Anônimo disse...

Eu so quero dizer uma coisa tudo que começa errado termina errado, a nova gestão começou o seu governo errado apoiando pessoas com ficha suja para ser gestor da prefeitura, eu acho que o povo esqueceu oque o seu esposo fez no governo dele, agora não adianta chorar.

Anônimo disse...

fALOU TUDO.

Anônimo disse...

Felizmente, não dependo desta prefeitura pra pagar minhas contas. Não aceito ser pisado, tampouco jogo pérolas a porcos. Não trabalho no município. Apenas observo de maneira crítica os absurdos, aqui praticados, assim como pelo Brasil. Participei de td que relatei acima e, posso provar por escrito a sequência de erros da qual vivenciei. Costumo a entrar nos lugares pela porta da frente e, não utilizo outro meio porque sou capaz!Por fim, prefiro não me identificar a levar o nome de uma família inteira que de nada tem a ver com uma única opinião pessoal. Quero parabenizar o amigo dono deste canal democrático, onde é permitido a exposição de diferentes opiniões, idéias, etc. E termos como base o respeito ao próximo, é a base de qualquer sociedade desenvolvida e minimamente justa. Aos POFISSIONAIS da educação, vcs têm todo meu apoio e, compartilho sim da opinião de pessoas CAPACITADAS na posição desta tão importante missão, que é a de educar! Vcs são capazes e, se buscarem, serão reconhecidos! Coisa boa é conseguir uma colocação profissional por mérito próprio! Dinheiro nenhum paga, para quem tem bom caráter. Bom dia a tds!

Anônimo disse...

O que pensar disso tudo...? É por isso que o Município de São Francisco nunca cresce! Infelizmente, enquanto tiver pessoas que ficam aceitando migalhas de políticos, não cobrando o mínimo de decência e respeito com a população, o mesmo ficará tratando como se fosse escravos, sem direito algum....E no entanto, não fazem nada, e ainda querem incutir na cabeça da população que está fazendo alguma coisa! Na verdade, só está olhando para seu próprio umbigo! O Município de São Francisco precisa acordar urgentemente! Os políticos que são eleitos, não fazem nada para que o mesmo possa crescer para população...Não respeitam as leis, tamanha falta de respeito com o ser Humano, se acham os donos da verdade, é no entanto não conseguem enxergar seus limites e seus deveres...! Mas uma coisa é certa! Chegará o dia em tudo isso será cobrado!!!

Anônimo disse...

Eu concordo em tirar a diretora do Estelita. Cabo eleitoral forte de Pedrinho cherenes. Agora quer tirar lugar de quem votou no 40 ? Tem que sair. Yara Cíntia minha querida, o Sr Cláudio Henriques não sabe nem administrar as coisas dele. A senhorita vai deixar uma Cabo eleitoral do 15 ser diretora de uma escola tão importante para o município?

Anônimo disse...

Logico que é carta marcada como tudo esta acontesendo neste municipio. so quem fes campnaha par a prefeita esta ganhando imprego. nao se olha para quem ben trabala mas quem deu voto.

Anônimo disse...

Num respeita mesmo nao. olha o que estao fasendo com as crianças em Barra. tiraram de um escola grande con muito espasso pra botar numa loja que tem sala sem janela nao tem espasso para brincar. Istou muito revoltada com falta respeito aos meus filhos. acinado uma mâe revoltada com aprefeita e secretarria de educação.

Anônimo disse...

Um absurdo!

Anônimo disse...

Um absurdo!