Um recorde para lamentar: 2016 já é o ano mais violento de Campos

As estatísticas de 2016 sobre violência em Campos continuam sendo negativas. O município registrou seu 232º homicídio nessa quinta-feira (1), de acordo com dados consolidados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) indicam que o ano de 2016 é o mais violento desde que o índice de homicídios começou a ser monitorado pelo órgão, em 2002. Antes o recorde era de 2009, quando 231 casos foram registrados.
Em 2015, o total foi de 168 assassinatos, o que apontou uma melhora significativa em relação ao ano anterior (em 2014, foram 220). Neste ano, após novembro fechar com 28 homicídios — sendo que o mês chegou a registrar, por diversas vezes, média de mais de um caso por dia —, o mês de dezembro começou com um assassinato na cidade. Se mantivermos o ritmo, até dia 31 o número deve aumentar.
Em agosto, o setor de comunicação do 6º Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar (que abrange o 8º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelos municípios de Campos, São João da Barra, São Francisco e São Fidélis) chegou a comemorar o estudo que mostra que Campos está fora da lista das 150 cidades mais violentas do país. A notícia é contraposta a um estudo que concluiu que a cidade era uma das 50 mais violentas do mundo. O avanço seria magnífico, porém, como vemos, é falso.
Roubos – Os dados de crimes contra o patrimônio com uso de violência também chamam atenção. Até agosto desse ano, uma pessoa foi vítima de roubo a cada seis horas na cidade. Isso sem contar os casos que não chegam a ser registrados. *com informações do jornalista Aldir Sales


Nenhum comentário