Medalha de Ouro no Espírito Santo e Bronze no Brasil

Bom Jesus do Norte, município localizado no extremo sul capixaba, é a terceira cidade com gestão mais eficiente do país e a primeira colocada no Estado do Espírito Santo. Os dados foram divulgados no domingo (28/08) através do lançamento de uma plataforma tecnológica que mostra o Ranking de Eficiência dos Municípios, proposta elaborada pelo Jornal Folha de São Paulo em Parceria com o DataFolha.
No levantamento são considerados os atendimentos nas áreas básicas de saúde, educação e saneamento,  tendo como determinante para o cálculo de eficácia na gestão a receita per capita disponível de cada cidade.
Na educação, o ranking contabiliza os percentuais de crianças atendidas por creches e escolas municipais. Na saúde, a cobertura da população por equipes de atenção básica e o total de médicos por habitante. No saneamento, os percentuais de domicílios atendidos por redes de água e esgoto e por sistemas de coleta de lixo. Esses componentes são somados e depois divididos pela receita per capita de cada cidade, produzindo um ranking de eficiência nos investimentos. O levantamento cobre 5.281 municípios (95% do total) e se utiliza dos dados mais recentes disponíveis para uma base dessa dimensão.
Pavimentação de várias ruas, construção, ampliação e reforma de escolas e creches além de cobertura em 100% no atendimento ao Programa Estratégia Saúde da Família são algumas das ações que impulsionaram o município no Ranking de Eficiência. Com 10. 215 habitantes(estimativa do IBGE em 2016), Bom Jesus do Norte está concluindo obras de esgotamento sanitário e se tornará a 1ª no Estado com 100% do esgoto tratado.  O prefeito Ubaldo Martins recebeu a boa noticia de 1º no Ranking no Estado e 3º no país em gestão eficiente, e comemora. “Essa posição muito nos orgulha, pois saúde educação e saneamento básico sempre foram prioridades em nossa gestão, pois são investimentos que refletem em futuras gerações” declarou otimista o prefeito.



Nenhum comentário