Maré alta volta a causar transtornos no Pontal de Atafona

A maré alta voltou a causar transtornos no Pontal de Atafona, em São João da Barra, na madrugada deste domingo (18/09). De acordo com Defesa Civil, o fenômeno chegou a atingir 1,70 metros acima do nível do mar e atingido as duas ruas, que já havia sido invadidas pela água no dia anterior. Das cerca de 50 famílias que vivem no local, pelo menos 30 foram afetadas e precisou levantar os móveis dentro das casas para evitar perdas.
“Para essa região onde as construções ficam no mesmo nível do mar, essa elevação que calculamos ter sido 20 cm a mais que na madrugada de sábado, é bastante significativa, daí os transtornos vivenciados pelas famílias”, disse Felício Valiengo, coordenador da Defesa Civil.
O chamado deste domingo chegou às esquipes da Defasa Civil por volta das 6h. Segundo o órgão nenhum morador precisou ser removido, porém foram realizados trabalhos para elevação dos móveis. Meia hora depois uma máquina retroescavadeira já trabalhava na abertura de valas para escoamento da água, assim como aconteceu no sábado.  

A elevação do nível da água do mar em Atafona foi causada por um fenômeno chamado “maré de sizígia”, que acontece quando a correnteza recebe influências do sol e da lua em atuação conjunta, causando as já conhecidas “super-marés”. Segundo Felício, maré de sizígia ocorre duas vezes por ano — normalmente nas transições entre verão e outono e entre o inverno e a primavera —, e como o Pontal é uma região que fica no nível do mar, vive o reflexo do fenômeno também duas vezes no ano. O anterior foi entre março e abril deste ano.

Nenhum comentário