Projeto “Escola da Terra Capixaba”, iniciativa da UFEs está sendo aplicado em Bom Jesus do Norte

Professores apresentando seus projetos durante estudos do 2º módulo 
A escola como aliada na preservação do Meio Ambiente, os recursos hídricos cada vez mais escassos é o tema principal que está sendo debatido  em 14 municípios do Estado do Espírito Santo, através do “Projeto Escola da Terra Capixaba” iniciativa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Entre as ações está  a aplicação de um curso com carga horária de 180 horas em que os professores da rede municipal trabalham o tema em sala de aula e finalizam os módulos apresentando os seus projetos para os demais colegas professores. Como resultado desse curso, cada município vai elaborar um diagnóstico com os principais problemas enfrentados devido à escassez de água e sugerir ações para solucionar ou amenizar o problema. O documento será encaminhado para as autoridades locais para que seja inserido no plano de ação municipal de preservação ambiental. No sul do Estado, o Município de Bom Jesus do Norte aderiu à proposta e está sendo um Polo do projeto, onde Professores da rede municipal estão participando das atividades.
O 1º módulo do curso foi trabalhado o tema “ agua no passado”, ocasião em que os profissionais fizeram levantamentos da situação hídrica do município em décadas passadas. Nascentes, enchentes na área central da cidade, incluindo o Rio Itabapoana foram os principais focos dos profissionais da educação.   No segundo módulo, finalizado na primeira semana de agosto, o tema foi a “água no presente”, ocasião em que os professores apresentaram um diagnóstico sombrio da situação hídrica da região. Fotos do Rio Itabapoana poluído, cheiro de lixo e esgoto, fotos de nascentes secando e a dinâmica com os alunos em sala de aula, predominou entre as propostas apresentadas no encontro que aconteceu na Escola Minervina da Silva Araújo, e que reuniu representantes de todas as escolas do município. No 3º módulo, que finalizará o curso, será abordado a “água no futuro”. O que será da região no futuro com a água cada vez mais escassa?
O diagnóstico será apresentado em encontro que deverá acontecer no final do mês de agosto. “Nós estudamos os módulos, levamos a proposta para ser trabalhada em sala de aula e ao final de cada etapa cada professor apresenta para os demais colegas o que foi aplicado para os alunos. Essa troca de informações é fundamental para o sucesso do projeto” declarou Rosalina Pimentel, Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus do Norte.
Uma realidade nada agradável foi apresentada, durante o 2º encontro, pela Professora Lúcia Helena Barreto, que trabalha na Escola Conquista, na zona Rural do Município. Segundo Ela, à escola era abastecida com água de uma nascente que secou. Vários moradores que consumiam água de nascentes, atualmente estão perfurando poços para captação do liquido precioso “ Nós estamos muito preocupados na zona rural e temos que juntos promover ações que trabalhem a consciência ambiental em sala de aula e fora dela. Penso que esse curso vai ser fundamental para que possamos multiplicar conhecimentos em nossa comunidade” opinou a professora Lúcia. 

Além de Bom Jesus do Norte, participam do projeto os seguintes municípios: Afonso Claudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Itapemirim, Iúna e Linhares.

Nenhum comentário