Internos causam incêndio e motim no Degase de Campos

Um grupo de internos do Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves, unidade de internação do Degase, iniciaram um incêndio na unidade, na noite deste sábado (20), por volta das 21h. O distúrbio começou na Ala B do módulo 3. Dentro da cela com capacidade para três internos, haviam dez menores infratores, que quebraram a proteção em plástico acrílico da luminária da cela, provocaram um curto circuito na fiação da lâmpada e com as faíscas provocadas, conseguiram incendiar um colchão, atirando o mesmo em seguida para fora da cela, jogando outros objetos por cima.
Além disso, os internos chutavam as portas de diversas celas da mesma ala da unidade. Os Agentes de Segurança do DEGASE que atuam no local, chegaram a precisar utilizar um galão de 20 litros de água filtrada para conter as chamas, uma vez que o fogo começou a se alastrar rapidamente e não havia extintores em quantidade suficiente para dar conta da demanda na hora.
Alguns menores foram encaminhados para o setor de enfermagem da própria unidade, que realizou o atendimento inicial. Nenhum servidor ou interno ficou ferido com a necessidade de ser encaminhado para o hospital.
Dois internos assumiram a autoria do incêndio, segundo eles motivado pela reivindicação de serem transferidos para unidade da capital do Rio.
Segundo os agentes da unidade, a motivação seria a de tentar uma fuga, ao obrigarem os agentes a abrirem às pressas a cela deles em função do incêndio, criando oportunidade para a fuga.

Os autores foram conduzidos para a 134ª DP/Centro, onde foi registrado o ato infracional análogo a danos ao patrimônio público. Uma perícia foi realizada na unidade.

Nenhum comentário