Em Guaxindiba, pescadores pedem socorro, boca da barra está fechada



O Blog recebeu fotos e vídeo enviadas pelo internauta e pescador, Cláudio Pitbull, relatando os problemas que os pescadores estão enfrentando para ancorar seus barcos na Praia de Guaxindiba, São Francisco de Itabapoana. Segundo ele, com as mudanças das marés e a redução do volume de água doce proveniente do mangue, o mar está avançando e fechou a “boca da barra” local onde os barcos de pesca saem do mar e ancoram no rio para descarregar o pescado. Com a boca da barra tomada pela areia devido ao avanço do mar, dezenas de embarcações estão ancoradas na praia, correndo risco de serem quebradas pela maré. Claudio disse ainda que o fato já está acontecendo a cerca de 5 dias, e o mar continua avançando e jogando mais areia, e obstruindo cada vez mais a passagem. Como o vídeo chegou no fim do dia deste sábado(27/06/2015), não conseguimos contato com as Secretarias municipal de meio ambiente e agricultura e pesca, porém fica registrado o caso de urgência dos pescadores da Praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana. É preciso alguma solução imediata e um estudo mais aprofundado do problema, para uma solução definitiva, pois não é a primeira fez que isso acontece.

O município de São Francisco de Itabapoana tem na pesca a sua 3ª maior fonte de emprego e renda. Atualmente, cerca de 2 mil pessoas vivem da pesca de mar, rio e mangue no Município.
O blog deixa o espaço aberto para que as autoridades ligadas ao meio ambiente possam se pronunciar sobre o assunto. O Vídeo foi feito através de celular, por isso a qualidade comprometida.

 

5 comentários

Anônimo disse...

E a sra. Diviane Chagas? ela é presidente da colônia de pescadores.

Anônimo disse...

E a sra. Diviane Chagas? ela é presidente da colônia de pescadores.

Anônimo disse...

É a primeira vez que leio uma matéria descrevendo avanço do mar obstruindo a boca da barra com areia!

Anônimo disse...

Falo e digo que levantar umas auditorias nessas instituições,só levam famo e grana pescador que se vire.

Anônimo disse...

Creio q a instituição é remunerada por empresas q manda recurso para fazer esse serviço ou consegue com a prefeitura,po mais tem que correr atraz.