Desabafo de um Servidor



O nosso blog tem sido um importante instrumento para o debate de assuntos do interesse da coletividade. Seja mostrando ações positivas ou chamando a atenção para algo a ser ajustado pelas autoridades. Nessa matéria, apresentamos texto que chegou a nossa redação, enviado por um servidor da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. O blog, seguindo o princípio da ampla defesa, deixa o espaço disponível para que as autoridades citadas possam se manifestar. Segue o relato com o título sugerido pelo próprio servidor.
DESABAFO DE UM SERVIDOR

Gargaú, 17 de junho de 2015. Carlos Jorge, peço que publique meu desabafo obrigado!

Oi pessoal, venho por meio desta expressar minha indignação, revolta e muita tristeza com este governo que aqui está. Sou funcionário da ESCOLA MUNICIPAL DE GARGAÚ, com muito orgulho sou do apoio, porém vou defender a parte que me cabe, não posso falar de outras secretarias, quem se achar no direito faça o que estou fazendo ,fale!

As nossas autoridades acham que para termos uma educação de qualidade é não faltar merenda nas escolas, água, ter salas grandes, e uma escola maior ainda, e esquecem do mais importante, o ser humano o trabalhador . Porque sem nós as escolas e creches não funcionam, não andam. Hoje somos mais de 500 funcionários de apoio creche e escola, concursados e efetivos. Um trabalho difícil, e de muita responsabilidade. Nós não só limpamos salas e pátio não, fazemos a comida e também temos que cuidar de todas aquelas crianças e adolescentes. No turno da tarde temos crianças até de 4 anos, vigiamos da entrada a saída, tratamos a todos com um amor, somente dado à nossos filhos; só sossegamos quando os entregamos aos responsáveis, aí sim ficamos tranquilos, para depois fazer a limpeza. Faço isso com muito prazer, amo meu trabalho e o faço com muito prazer.

Trabalho 8 horas por dia, 5 dias na semana, as vezes 6 dias . Nunca tive uma falta se quer, em 3 anos e meio de trabalho. Hoje conquistei minha estabilidade graças a Deus, mais foi com muita luta, só me deram a estabilidade este mês desde dezembro. Pois é minha gente,  o motivo do meu desabafo é o aumento que tive em maio, acreditem, foi de SEIS CENTAVOS, não gente, não é piada não, SEIS CENTAVOS  esse é o valor que os VEREADORES E PREFEITO deram ao servidor que tanto faz para alavancar este Município, e ainda falam que somos educadores, que educadores !!!.

   Até agora o prefeito não veio a público dizer qual o motivo desse grande aumento. Os vereadores disseram que assinaram sem ler, é  brincadeira né? Assinar alguma coisa sem ler? Só aqui em São Francisco, e para prejudicar o trabalhador. Digo isso porque, uns dos vereadores na terça-feira pediu para revogar a lei deste auto aumento, e na quinta-feira disseram que é inconstitucional, agora eles leram né ? porque não assinaram sem ler também?

É isso gente, um pouco da minha revolta. Falaria a noite toda. Não quero auto salários, e sim valorização e principalmente RESPEITO, é o mínimo que peço para o pessoal de apoio. Nem por isso desanimo, vou continuar meu trabalho com mais garra, vontade, compromisso  que sempre tive e principalmente com nossas crianças tratando-as sempre com muito amor, cuidando delas como se fossem nossos filhos, o que já fazemos.

Agradeço a todos. Não poderia deixar de assinar essa revolta, claro. Lutarei a minha vida inteira por valorização, respeito e dignidade. Porque SEIS CENTVOS é uma falta gravíssima. Prefiro falar do que me calar para sempre . Nunca é tarde para pensar e ter atitude como eu ! Nossos governantes, pensem nisso.

      Francisco de Assis Barreto Pessanha










51 comentários

Anônimo disse...

Meu Deus q absurdo inda diz que la tem servo do senhor pra dar esse aumento,servo do Satanás.

Anônimo disse...

A rejeição ta grande em prefeito,abre o olho os outros governos cairam,por revolta de funcionários,só te defende é pucha saco que vive encostado,agora quem pega no pesado vc paga,um salário miserável que dar só pra comer e pagar conta de luz.

Anônimo disse...

A chapa de esquentandoooooooooo. kkkk

Anônimo disse...

O ineia fechou o lixão de guaxindiba,inves de jogarem lixo tão tirando caminhões e mais caminhões de areia e areola,só falta o ministério público Federal,junto ao ineia bater nesses loteamentos clandestinos daq e jogar um monte na grade,invadindo área de preservação ambiental.

Anônimo disse...

Vou comprar um apartamento em "guarapa", com esse aumento, pra passar o próximo verão pertinho do nosso prefeito, vereadores e do secretário de turismo..

Anônimo disse...

Parabéns pela materia,sou apoio tmb e estou muito triste tmb comos nossos governantes.

Anônimo disse...

Aí vereadores voces costumam assinar sem ler? Isso poderia acontecer com 50% de aumento. Inventa outra vereadores e prefeito!!!!! Acha que e bobo!!!!!

Anônimo disse...

Entendo sua indignaçao é lamentável isso ,quando comentamos esse aumento em cidades vizinhas é motivo de risos acham q é piada.

Anônimo disse...

Pelo menos com esse aumento miserável,que sobre mais dinheiro na prefeitura assim prefeito mande comida de qualidade para escolas.

Anônimo disse...

É ridículo esse aumento!!!

Anônimo disse...

Vamos nos unir mesmo e mostrar que não somos bobos e que o povo bota mas o povo tira tambem.

Anônimo disse...

Vou mandar essa notícia para emissora de tv!!!!! Agora aguentaaaaa!!!!

Anônimo disse...

Q vergonha prefeito!!!

Anônimo disse...

É isso aí amigo! Quem tem boca vai a roma!!

Anônimo disse...

Vamos nos unir pessoal!! Vamos ver o que vale mais ,um aumento de 0,06 centavos ou votos de servidores revoltados

Anônimo disse...

Meu Deus!!! Que absurdo! O povo não é bobo!!

Anônimo disse...

Realmente é revoltante, eu também sou funcionária de apoio. E se prepara meu amigo Francisco, porque quando a gente expoe o nosso ponto de vista o prefeito poe na rua quem nós tivermos de parente trabalhando de contrato. Porque quando nao podem nos atingir pq graças a Deus somos concursados, descontam suas raivas em nossos parentes os colocando na rua.

Anônimo disse...

É isso mesmo, gostaria que todos os funcionários manifestasse sua revolta. Eu sou APOIO da escola de Buena expressei com a FAIXA a minha indignação. E estou aí para o que der e vier!!!

Anônimo disse...

É isso mesmo, gostaria que todos os funcionários manifestasse sua revolta. Eu sou APOIO da escola de Buena expressei com a FAIXA a minha indignação. E estou aí para o que der e vier!!!

Anônimo disse...

Bom dia!
Isso não é "Privilégio" só da Educação não,na Saúde também é a mesma "Valorização".Acredito que todas as Secretarias também compartilham do mesmo "aumento". Nós da Saúde, Técnicos,Motoristas,Condutores de Ambulâncias,Auxiliares de serviços gerais que somos a parte atuante da Área estamos nos sentindo um lixo e ainda sofrendo críticas dos que se acham chefes que nem se quer tem preparo acadêmico para ocupar tais cargos. Infelismente nosso lindo município esconde essa parte feia embaixo do tapete. O nosso povo é muito bom,humilde,trabalhador,pacato, PACÍFICO e PASSIVO.

Significado de Pacífico:
adj. Amigo da paz, manso, sereno, tranquilo.
Que é aceito sem controvérsia ou oposição; indiscutível.

Significado de Passivo:
adj. Que sofre ou recebe uma ação sem reagir a ela.
Não atuante, inerte, que não participa.

Pois é gente,não estou aqui propondo desordem e nem tampouco qualquer espécie de violência pois isso é crime,apenas digo que o povo,principalmente os servidores precisam ser mais atuantes no que diz respeito aos seus direitos e não ficar esperando a uma possível melhora sem lutar por isso.
O povo reclama entre si mas não tem coragem de cobrar dos governantes que são servidores públicos que por eles foram eleitos e escolhidos. Não esperem entrar novos "governantes" pra ver se melhora alguma coisa,cobrem sempre de quem está no poder hoje para que amanhã se tenha continuidade do hoje.
Leiam a Lei Orgânica do município e saberão as responsabilidades dos governantes em todas as áreas. Leiam,deixem de preguiça!
"Quando o POVO acordar os POLÍTICOS não vão dormir".
Mas enquanto muitos munícipes continuarem sendo coniventes dessa cultura política instalada desde o nascimento desse município,como votar num candidato por interesse em um medílcre emprego na prefeitura sem méritos ou capacidade ou ainda pior,receber em casa o envelopinho que muitas vezes é mais do que os que trabalham efetivamente recebem, iremos viver nesse paraíso que está!
Parabéns a todos nós que trabalhamos com dignidade,sem valor e sem reconhecimento!

Desculpe-me por não me identificar,já tenho sofrido demais por colocar minha cara na reta.

Anônimo disse...

Divulguem imagem da faixa em Buena .vamos nos unir pessoal.

Anônimo disse...

Oh! Prefeito e vereadores! Se erramos em colocar vcs aí podemos tirar tambem!!! Que venha as eleições!!

Anônimo disse...

Prefeitura do horror! Me pergunto: como e porque o Prefeito ganhou vários prêmios como bom administrador? Somente o pessoal da cúria são franciscana que reza segundo a cartilha de sua excelência tem a coragem de afirmar que vivemos na cidade das maravilhas. O que eu gostaria de ver realmente é a cara de cada um quando souberem das irregularidades cometidas por Sua santidade, digo excelência, o Prefeito principalmente quando o mesmo tiver seu mandato cassado.

Anônimo disse...

Nosso conselho de saúde não tem reunião ja a muito tempo,o secretário tirou a mulher que resouvia exames,palestrava na câmara de vereadores,agora ta tufo garrado na questão dos exames,e o povo sofre ou vai morrendo.

Anônimo disse...

Fico a entender ,estamos no século xxl.Todos do municipio tem internet em casa,porque essas seções não são ao vivo,porque tem comunidade q as pessoas moram a 4o km do centro e não tem como vir aq ,mais de casa dar pra ver.

Anônimo disse...

Já perdi a esperança de algo melhorar pra gente. Vou pedir exoneração e trabalhar de carteira assinada em uma empresa séria.

Anônimo disse...

Joãozinho vem aí.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

QUEM MANDOU VOCÊS VOTAREM NA DILMA??? AGORA AGUENTEM!!!!

Anônimo disse...

sem contar nos novos diretores soooooooooooo deus para nos guarda kkkkkkkkkkkkkkkkk

BLOG DO CARLOS JORGE disse...

Olá pessoal! Vamos postar comentários, porém sem palavrões. Não adianta redigir um longo texto e colocar palavrões ou acusar pessoas; não será publicado. ABRAÇOS!

Anônimo disse...

Tão com maior pressa de inaugurar a Rodoviária soube aq perto da banca de jornal,que a pressa não é para rodoviária é para levar as secretarias para não pagar mais aluguel,guarda municipal,entransf,certificado de reservista,defesa civile outros pra não pagar aluguel.

Anônimo disse...

Trabalho 8 horas por dia, sou concursada e tive esse aumento miseravel e vejo parente meu receber sem nem sair de casa. Recebe da prefeitura mais q eu que trabalho honestamente. Vergonhoso isso, triste. Entra prefeito sai prefeito e os q trabalham de verdade n sao valorizados so a parte q vive mamando em tetas gorda

Anônimo disse...

A faixa está neste mesmo blog e também na capa da folha da manhã de sábado (13/06).

Anônimo disse...

Poxa onde estão os q defendem tai hoo a indignação do povo .Pede p sair se é q tem coragem ,sou funcionaria e estou c todos vcs ai ,muito aborrecida e sofrendo nas mãos deles ,mas isso chegara o Fim ,,, Ate as Eleições amigos do PODER !!!

anonimo disse...

CARLÃO ESSE PALAVRÕES E O POVO KERENDO CHINGAR ELES E NÂO PODE ,SO ISSO DESCULPA AI

Anônimo disse...

Nossa arma . nosso VOTO!!

Anônimo disse...

Quem ganhou uma moção de aplauso hoje na câmara foi Lilian Almeida pelo belo trabalho a frente da saúde?Onde trabalha?qual o setor dela?Nunca vi trabalhando aq não.

Anônimo disse...

Mais um cheque em branco hoje dado ao chefe do executivo.

Anônimo disse...

Carlão, Será publicado nos jornais e na mídia local, o direito de resposta da câmara de vereadores a todos estes comentários sem conhecimentos, estes comentários maldosos, servirá de chacota para quem está contra o prefeito, vereadores e o povo...

Anônimo disse...

EU TAMBEM SOU SERVIDOR E TRABALHO COMO APOIO ESCOLA, E É LAMENTAVEL E VERGONHOSO COMO O PREFEITO E TODOS OS VEREADORES TEM NÓS TRATADO, ISSO É HUMILHANTE , NÓS QUE TRABALHAMOS TODOS OS DIAS HONESTAMENTE , MESMO AS VEZES DOENTE , PORQUE AMAMOS O QUE FAZEMOS , E O QUE RECEBEMOS É ESSA HUMILHAÇÃO DE TERMOS UM ALMENTO DE SEIS CENTAVOS, OBRIGADO NOBRES VEREADORES , SEI QUE ERRARAM CONOSCO . AGORA TENHAM A DIGNIDADE DE ASSUMIR SEUS ERROS . AGORA DIZER QUE NÃO LERAM O QUE ASSINARAM , PROVA O QUANTO ESTÃO DESPREPARADOS PARA OCUPAREM O CARGO QUE OCUPAM´. VERGONHA , MERECEMOS MAS RESPEITO

Anônimo disse...

O apoio é o menos favorecidos e o mais cobrado! Dito pela Secretária que devemos ajudar os professores colocando e observando sempre os alunos fora da sala de aula,mas quando tem gratificaçao nós recebemos migalhas isso pq não temos valor.

Anônimo disse...

Sou mae de aluno moradora de santa clara e meu filho estuda no municipal de Gargaú ,fico indignada com muitas coisas erradas,hoje meu filho chegou em casa falando que dentro da sala uma dircursao com professor e diretora xxxxx dentro de sala de aula que a guarda precisou entrar para apasiguar a situaçao,meu filho presenciou gritos ,ofensas. Isso säo pessoas despreparadas q estao ocupando o cargo sem ter competencia.É isso que meu filho vai aprender em sala de aula? Violencia!!!

Anônimo disse...

Palavras de um vereador "caseiro" que não lê aquilo que assina, mas peraí.. será que não leu?? kkkkk

Anônimo disse...

Eu duvido que vc ganhou os seis centavos de aumento!!!!Se ganhasse ñ estaria defendendo essa corja!!!!!!!

Anônimo disse...

Francisco! Parabéns pela iniciativa, coragem e atitude! É de GENTE como você que o Brasil precisa para demonstrar a vergonha, indignação, revolta, desanimo, etc, etc.... Vivemos um momento de horror com as políticas e governantes atuais do nosso pais! Sempre muito mais para quem já tem o suficiente e muito menos para quem não tem nada, é uma pena que os políticos não sejam obrigados a experimentar da própria política, andando de ônibus, com filhos na escola pública, indo ao posto de saúde, morrendo nas estradas sem segurança..... Infelizmente são eles que ditam as regras do jogo e nessa regra a ordem de número 1 é que o povo seja cada vez mais ignorante, miserável, doente, essa regra explica as urnas cheias de votos para políticos que muitas vezes nunca vimos na localidade. E pensar qua a alguns anos atrás acreditávamos ser nossa salvação a emancipação do município! 🙈que tolice!!!! O que ganhamos foi uma prefeitura abarrotada dexxxxxxxxxxx!!!!!

Anônimo disse...

Gente somos servidores concursados, e muitos de nós somos filiados ao SINDICATO, onde pagamos uma taxa mensal e até agora não vi manifestação nenhuma do SINDICATO com relação a isso, é um absurdo até o sindicato dos servidores está xxxxxxx pelo governo. Se tivessemos um sindicato xxxxxxxxxxx e comprometido com a causa dos servidores já teriam se manifestado, promovido a mobilização dos concursados para irmos nem que seja p frente da camara e prefeitura brigar por nosso direito, lutar por um direito q está sendo cerceado por aqueles q só pensam em si mesmo, e se esquecem que quem move/mantém o municipio funcionando somos nós trabalhadores que damos duro todo dia nos nossos postos de trabalho. Revoltante ver que nem se quer temos um SINDICATO ao nosso lado.

Anônimo disse...

Faça igual a mim se desfilie.

Anônimo disse...

Só pode ser piada. Ela é funcionária da Saúde, aqui em São Francisco ou em outro municipio?

SINDICATO DO SERVIDOR SFI disse...

Anônimo das 18: 15, Aqui que vos fala é o presidente dos Sindicato, Ou melhor , estou presidente. Para um começo de uma conversa saudável começo me identificando; Meu nomo é Cirábio Ramos, Professor graduado e pequeno produtor rural, primeiro berço de minha sabedoria ensinada pelos meus avós e meus pais, a primeira caneta uma enxada e as grandes lições de vida. Primeira Bíblia, Honestidade, primeira arma de guerra, colocar a cara na reta sempre dando meu nome de batismo, onde me encontrar no sindicato horário comercial. Agora que pude fazer um pequeno resumo, penso que dá para responder ao seu comentário e a tantas tolices que tive o desprazer de lê e perceber como os nossos munícipes precisam voltar para sala de aula ou pelo menos procurar uma igreja séria para serem orientados por alguém credenciados com sabedoria de Deus.. Quanto a taxa mensal que estatutariamente é intitulada de contribuição social é só lê na Lei Orgânica o Art não vou dizer para você a lê todas só assim você terá um grande aprendizado. Vc disse que até agora não viu nenhuma manifestação a respeito do suposto aumento, perdoe-me a franqueza, vc está mais por fora do nádega de índio, poi fizemos a primeira assembleia para discutir o assunto dia 06/06 com 90 participantes e foi publicada por todos os meios de comunicação da região, o nosso carro oficial de som do próprio sindicato que foi comprado com sua tal "taxa" percorreu por todos os pequenos centros urbanos do município durante três dias. O Blog oficial do Sindicato é O BLG SINDICATO SFI" e vc ficará por dentro de todas as ações do sindicato e com pleno direito de postar comentário. Não fazemos nenhum tipo de politicagem e muito menos procuramos posicionar para A o para B, pois no momento não temos um bom candidato a prefeito, talvez teremos apenas um "menos pior" neste caso particularmente é o em que vou confiar meu voto. Para terminar vou deixar três coias bem claras: primeira, jamais deixarei de ficar ao lado dos servidores para ficar do lado do governo; segundo o único sindicado que luta com seriedade ao lado dos servidores de São Francsco é o SSEPSFI e terceiro, desafio qualquer um dos servidores da prefeitura enquanto eu tiver vivo se encontro "um" para criar outro sindicato com a seriedade do nosso. Se encontrar eu dou de presente um mês do meu salário. Temos mais 50% dos servidores da prefeitura e câmara filiados e a cada dia entra mais um. Que Deus abençoe a todos!

Anônimo disse...

Pura verdade, eu não sou funcionário da prefeitura , e falei, eles demitiram minha esposa. Parabéns pela atitude, como diz o ditado. Quem cala consente, tem que falar mesmo. Tô com vcs servidores, e não sou candidato. Kk Joel Beiral

Anônimo disse...

Presidente do sindicato. o sr, é sindicalista ou é governo? porque em sua fala numa das matérias do blog . o sr. foi enfático ao dizer que foi a oposição de forma maldosa que inventou esse aumento de 0,06 centavos para denegrir a imagem do prefeito. Agora te pergunto : a oposição também de forma maldosa inventou que os vereadores votaram tirando a data base do servidor, onde consta no artigo segundo que eles votaram que não terá aumento? Então pode confiar o seu voto ao sr prefeito nas próximas eleições, mas não esqueça de que como sindicalista tem que defender o direito dos funcionários.Só acho.