E A VOLTA...? TRANSPORTE PÚBLICO NÃO ATENDE A DEMANDA EM SÃO FRANCISCO

Depois das comemorações de fim de ano, é hora de voltar para casa. Em São Francisco de Itabapoana não é tão simples assim, o Município conta com um arcaico e ultrapassado sistema de transporte coletivo que não atende a demanda dos moradores da cidade, muito menos do visitante que prestigia as nossas praias. A única empresa de ônibus (Rogil) que atua nos limites do Município colocou a

disposição dos moradores um velho micro-ônibus para atuar no trajeto São Francisco (Centro) X Barra de Itabapona. A empresa (1001) que faz a linha intermunicipal São Francisco X Campos dos Goytacazes não disponibilizou veículos suficientes. As vans que fazem o percurso São Francisco X Campos dos Goytacazes não conseguiram atender a demanda.

Como resultado, centenas de pessoas não conseguiram retornar  para a cidade de campos, principal demanda por transporte público. Quarta- feira (01/01) por volta das 17 hs, centenas de pessoas se aglomeravam na marquise do centro da cidade na tentativa de conseguir algum transporte. O local sem nenhuma estrutura contribuiu para que o retorno fosse de sofrimento, e não de prazer. Famílias inteiras, inclusive crianças, ficaram horas sentadas pelas calçadas sem saber o que fazer. Retornamos ao local por volta das 21hs e  a aglomeração continuava com pessoas chorando, desesperadas, sem transporte.
Para quem retornou para casa de veículo próprio enfrentou lentidão na Avenida Edenites da Silva Viana, porém sem maiores problemas. Presenciamos uma viatura da Entransfi- Empresa municipal de Transito- posicionado próximo ao DPO de Santa Clara e outra próximo ao Mineirão, também em Santa Clara além de uma viatura da Guarda Civil Municipal circulando no trecho.
Fica o alerta do Blog.  É preciso rever imediatamente a estrutura de logística durante a temporada.

17 comentários

Anônimo disse...

Carlos Jorge, o maior problema do transporte do município é a própria Emtransfi (Empresa Municipal de Transtornos de São Francisco de Itabapoana). Eles fazem monopólio das vans legalizadas no município. Não deixam as vans de Campos entrarem nas praias. Qdo chegam a São Francisco, eles ficam embarreirando no terminal, obrigam a descer os passageiros no ponto e os mesmos ficam mais de meia hora mofando p embarcar nas vans legalizadas. Esse tipo de coisa é desumano. O pior é q a prefeitura e os vereadores fazem c... doce c essas vans. E ficam falando q o transporte intermunicipal n é c eles pq eles n podem resolver nada. Mentira. Eles sabem q o transporte é um caos e eles n querem resolver o problema q é mto simples. Tirar as vans clandestinas, fazer licitação p empresa de ônibus rodar na cidade e levar o transporte INTERMUNICIPAL para as PRAIAS com ÔNIBUS de meia em meia hora saindo de SANTA CLARA, GARGAÚ e GUAXINDIBA c destino a CAMPOS. Transporte alternativo tem q ser levado a bairros pequenos como Macuco, Lagoa dos Paus, Pingo d`Água, Lagoa Feia, Vilão, etc. Antes da "legalização" os moradores e veranistas n sofriam tanto como agora. Tina van direto das praias p Campos. Sem consultar a população, a Emtransfi simplesmente impôs o sistema de transporte do jeito q eles acham correto, prejudicando os moradores. Eu q pago IPTU me sinto lesado c a falta de respeito e a safadeza do órgão q cuida do transporte. É uma sacanagem a pessoa ter q pegar duas vans p ir a Campos. Pq q a prefeitura n segue o bom exemplo de São João da Barra? Lá, existe ônibus direto p Campos um atrás do outro e ainda a prefeitura colocou ônibus novos e de qualidade a R$ 0,90. Aki se paga R$2,50 p andar nessas vans velhas e desconfortáveis e ainda passa raiva. É revoltante. Se fosse outro, abriria licitação p ônibus e pediria a 1001 p aumentar horários nas linhas existentes. Essa audiência pública do transporte coletivo n serviu p nada. Só p iludir ainda mais a população. E outra: Fala-se em pedir p legalizar mais vans p Campos; eu acho q isso é o mesmo q oficializar as vans no município. Se as vans intermunicipais forem legalizadas, o transporte vai continuar na msm e as praias nunca mais vão ter condução p Campos. Mais: Quem depende da 1001 em Sta Clara, ficou mais prejudicado ainda: Proibiram veículos pesados na ponte do Sossego. Antes a 1001 passava no bairro, agora ficamos sem ônibus; só temos ônibus q sai de Gargaú, e só três horários. E ninguém faz nada. Sem mais a falar, agradeço desde já pelo espaço e parabenizo pelo blog q é verdadeiramente democrático. Espero q as autoridades leiam isso e façam alguma mudança radical no transporte coletivo.

Anônimo disse...

São Francisco precisa de
Transporte Público
Regulamentado e não essa
Pseudolegalização das
Vans que só circulam nos
horários que dão lucro. O
usuário precisa de
Transporte Público a noite
também para que possam
chegar as suas residências
após o horário comercial.
Ex: Saia do H. Manoel
Carola às 21hs e tente ir
a Gargaú ou tente ir de
Gargaú a Santa Clara ou
São Francisco das 20 h a
diante. Só pegando
carona,se conseguir!
Regulamentação!
É isso que precisa!
Permissão para circular é
pouco.
É preciso horário
regulamentado.
Pelo menos um carro por
hora nos horários de
menos movimento a noite
até a 0 h.
Isso é o mínimo do
normal de qualquer
município.
Pensem nisso!
Acorda povo! Leiam a lei orgânica e descubram seus direitos e os deveres da prefeitura para com o transporte público, saúde, limpeza pública e etc.
Exijam do poder publico, eles ganham pra isso!

Anônimo disse...

ESTOU REVOLTADA COM ISSO, SÃO FRANCISCO NUNCA MAIS.

Anônimo disse...

nossa cidade sta distante de viver do turismo, uma pena.

Anônimo disse...

essa empresa rogil foi presente do barbosa quando ele era prefeito. foi ele que deu a concessão de 20 anos para operar.

Unknown disse...

o transporte da qui e uma porcaria vans em mal estado de conservação se vc viajar co crianças mesmo no colo tem que pagar passagem eu como moradora do municipio fico indignada com isso

Unknown disse...

o transporte publico da qui e uma poca vergonha ate quando vamos continua desta maneira se vc viaja com uma criança no colo vc tem que pagar passagem absurdo

Anônimo disse...

a camara fez uma audiencia publique sobre o transporte que não valeu de nada. cd o resultado prático ?

Anônimo disse...


Denize Silva via face : E A POUCA VERGONHA CONTINUA...ATÉ QDO???

Anônimo disse...

Denize Silva via face
FALTA APENAS VONTADE POLÌTICA!!!Onde já se viu numa Linha Municipal,onde o Município é o PODER CONCEDENTE dar prioridade ao Transporte Alternativo e não abrir Concessão p/ Empresa de ÔNIBUS,sabendo que Alternativo não supre a necessidade do Município?Transporte Alternativo é ILEGAL e chega a ser IMORAL dentro de São Francisco de Itabapoana!!Isso é uma VERGONHA!!!!Entra Governo e Sai Governo , nenhum toma a providência e o povo paga o preço da Incompetência!!!!!

Anônimo disse...

Helson Luiz via face

Por isso q falo sempre q ainda não tivemos um governo de verdade,q faça este municipio acontecer,ainda esta em tempo Pedrinho,sejs o primeiro.

Anônimo disse...

Helson Luiz via face
E companheiro, este e´um problema q nenhum dos governos ou desgovernos q tivemos desde a emancipaçao, conseguiram ou quiseram resolver,quem o Pedrinho ira´resolver,torço por isso,a coisa ta feia.feliz 2014.

Richard Barreto disse...

Enquanto brincarem de administrar esse sera o resultado, gente despreparada e arrogante que não é capaz de assumir que esta fazendo errado para não demonstrar fraqueza! liberar o taxi a fazer lotada com é liberado em quase todos os municípios do Brasil eles não querem, sei que não resolve o problema mas ajuda muito!!!

Anônimo disse...

Só em uma cidade como essa é q os taxis não podem ir ao seu destino. Taxi tem autonomia p circular onde o passageiro quiser. Só nesse município é q os taxis enfaixados n podem passar do centro.

Anônimo disse...

Muito a se criticar ,é verdade !

Mas dai a liberar a bandalheira no transporte ou em outra área qualquer é transigir com a bagunça e a bandidagem. Quem quer isso pra São francisco ?

Anônimo disse...

Prezado Carlos Jorge, kem nao atendeu a população foram as vans que faz a linha CamposXSão Francisco, haja vista as vans do municipio ter atentido os visitantes das praias para o terminal de campos dos goitacazes. Muitos só querem opinar sem conhcimento de causa.

Paulo Roberto disse...

Vcs anônimos, pq não se identificam antes de postarem essas baboseiras todas? Sou proprietário de van, trabalho na linha de Gargaú X Sta. Clara X São Francisco, e tenho minha consciência tranquila, pois conseguimos suprir sim a necessidade dos passageiros, no que diz respeito as locadidades de Gargaú e Sta Clara até a sede do município de São Francisco de Itabapoana.
Essas pessoas que vcs veem nas fotos, mais precisamente na marquise de São Francisco, fomos nós que transportamos! Quem não conseguiu suplir a demanda foram os veículos que fazem a linha de Campos, ou seja, nem as vans e nem a 1001 atenderam a demanda. A empresa 1001, pra quem não sabe, não se interessa na linha de São Francisco, pois a prioridade dela são as linhas que dão dinheiro, como por exemplo, Macaé, Cabo Frio, Rio das Ostras, Rio de Janeiro etc...
Vcs ficam falando que o prefeito tem que colocar empresas de ônibus para operar no município, pois bem, ele pode até colocar, fazer uma licitação , etc... soh que empresa nenhuma conseguiria trabalhar aqui, sabe pq? Pq a quantidade de passageiros é insuficiente para que a mesma possa se manter, pagando seus funcionários e fazendo manutenções em seus veículos, digo isto , pois jah trabalhei em empresa de ônibus e a despesa é muito grande. A Emtransfi fez o papel dela, que foi o de fiscalizar, pois nós, motoristas de Van legalizada dentro do município trabalhamos o ano todo na linha de Gargaú, sofremos com a pouca quantidade de passageiros durante quase 10 meses, e não é justo que nesta época em que o movimento de passageiros tende a melhorar um pouco, estas vans piratas venham para cáh e começem a fazer aquela bagunça que todos vcs conhecem, e na qual vou descrever aqui! Primeiramente, não tem nenhum respeito ao passageiro, pois não trabalham na linha o ano todo conforme agente, correm demais, colocando a vida dos Srs. em risco para poder pegar passageiros na frente do outro, cobram preços de passagens acima do normal, e sem contar com a quantidade de motoristas que dirigem sem habilitação! Agradeço ao Prefeito e à Emtransfi, em nome de todos os meus colegas de trabalho, pois eles confiaram em nosso trabalho, fiscalizando essas vans piratas e nós fizemos nossa lição de casa, não deixando os passageiros á pé em Gargaú e Sta. Clara, pois em momento algum faltou van em Sta Clara para levar os passageiros para São Francisco.
Pra quem falou que a linha de Gargaú sóh tem vans velhas, procure se informar melhor ou váh até o ponto que fica ali em frente a Caixa econômica e veja que as melhores vans estão na linha de Gargaú, eu mesmo tenho uma seminova, ano 2012/2013 e existem vários outros colegas que tb tem o mesmo tipo de van. São veículos que custam em torno de 95 mil Reais e que tem uma manutenção caríssima, na qual o numero de passageiros que transportamos fora dessa época de verão quase não dáh pra suprir todas as despesas que temos, mais mesmo assim estamos aí, trabalhando honestamente, e atendendo à população de maneira eficiente e com responsabilidade, pois somos habilitados, temos cursos de passageiros, e acima de tudo, respeitamos o usuário. Começamos a trabalhar ás 6hs da manhã e ficamos até 21 ou 22 hs, temos vans saindo de 15 em 15 minutos do ponto de São Francisco com destino à Gargaú e vice versa.
Vc anônimo que falou que São Francisco tem bagunça e bandidagem, concordo com vc, tem sim, mais não somos nós motoristas de van legalizada dentro do município não tah! Somos todos chefes de família, trabalhamos suado para levar o pão pra dentro de nossas casas...O mais obrigado à Você Carlos Jorge pelo espaço!