Os problemas com as chuvas em são Francisco surgem com alagamentos em várias ruas.

Casa da moradora Kátia
 Estou “ilhada” preciso de ajuda, é muita água, muito mosquito e não sei mais o que fazer, reclama uma  moradora do município.

Conversamos na ultima segunda feira (23/12) com  o Coronel Sila Pereira Sub- Secretário de Defesa Civil do Município de São Francisco de Itabapoana, e segundo ele  o Município não foi atingido com o aumento do volume de águas nos dois principais rios que desembocam  nos extremos.
 As localidades de Campo Novo, Muritiba e Cacimbas, comunidades Ribeirinhas ao Rio Paraíba não foram atingidas diretamente pelas águas do rio, porém sofreram alagamentos nas áreas mais baixas devido às chuvas diretas. Em várias propriedades rurais onde as pastagens ficaram completamente tomadas pela água,  o gado teve que ser retirado para regiões mais altas.
No outro extremo do Município, a preocupação é com o transbordamento do Rio Itabapoana que atingiu o seu limite de transbordo inundando muitas propriedades rurais, toda a região conhecida como “beira rio” foi tomada pela água e assim como, em campo novo, o gado também teve que ser retirado.  
Cópia da indicação 
 Coronel Sila “se não fosse a imensa área de pastagens, toda essa água iria desembocar em Barra de Itabapoana, aí sim teríamos sérios problemas”. O comandante afirmou ainda que a possibilidade de inundação das casas em Barra de Itabapoana não está descartada “ as pastagens já não suportam mais água,  e se chover forte em  curto período de tempo, poderemos ter problemas, portanto é importante a população estar atenta Afirmou Sila.

Moradora pede ajuda
O problema maior no Município de São Francisco é com o alagamento de ruas. Em contato na manhã desta terça- feira (24/12) com a nossa reportagem,  a Professora Kátia Alves,  moradora da Rua Coração de Jesus, Bairro Tropical, localizado  entre as praias de Santa Clara e Gargaú, vive um drama, segundo ela, a família está “ilhada” não pode sair de casa(fotos) “ o quintal está tomado pela água, a rua não é diferente; os mosquitos estão insuportáveis, tá muito complicado” afirmou a moradora. Ela disse que ligou para o 199 número da Defesa Cívil, e foi orientada a entrar em contado com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras “ acho que quem tem que fazer esse procedimento é a defesa civil e não a gente, é a defesa civil que tem que mobilizar as outras secretarias” desabafou Kátia. “ liguei para a secretaria de obras e eles prometeram enviar uma equipe até a minha casa;  liguei para a Secretaria de Saúde, e ninguém atendia os telefones, só depois de mais de uma hora é que consegui o número direto da administração do hospital, que prometeram “mandar recado ” para o setor da dengue finalizou Kátia.
Inundações de ruas não é uma particularidade apenas da praia de Santa Clara, em Gargaú, moradores da  Rua Maximiliano Afonso de Andrade(foto) também sofrem com as chuvas. Sobre esta rua, no mês de agosto  o Vereador Jamilton Chaô, que também é morador de Gargaú,  apresentou indicação solicitando a pavimentação da referida rua, sendo o documento aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.
Os números da Secretaria de Saúde que a leitora ligou e ninguém atendeu; 27890665- 27890666-27890667. O número da administração do Hospital Manoel Carola (22) 2789-6131
Opinião do Blog
Como todos os anos, logo a pós as chuvas temos sérios problemas com dengue, portanto é importante que a Secretaria de Saúde se antecipe em suas ações e divulgue  um  número de telefone ou local de fácil acesso, onde as pessoas  possam se comunicar com funcionários treinados para fazer o atendimento primário, evitando maiores transtornos.
Rua em Gargaú
-As fotos postadas nesta matéria foram disponibilizadas pelos leitores

8 comentários

Anônimo disse...

Finalmente algum blog faz matéria sobre o aguaceiro de nossa cidade. Faça uma visitinha aqui em barra de itabapoana e venha a nossa situação

Anônimo disse...

muito legal a galera pescando na rua, as autoridades vão ao delirio kk

Anônimo disse...

É assim Katia Alves o prefeito de São Francisco do Itabapoana tá nem aí para os munícipes. Não sei o que é pior, você ilhada ou eu atolada, pois lá na rua J ( rua do valão), se chove a gente fica atolada e se faz sol, comemos e respiramos poeira.Tá difícil.....

Anônimo disse...

seria interessante aprovar um projeto em que a rua que fosse atingida por muita água e lama, não precisava pagar o IPTU

jorge lucio disse...

Carlos Jorge, lendo a postagem sobre os alagamentos em São Francisco, venho colaborar, a respeito do número do telefone da administração do Hospital Municipal Manoel Carola, ao invés do Nº 2789.61.31, que é um telefone particular, ligue para 2789.06 31. , Esclareço, porém, que este telefone é para resolver casos referentes ao Hospital. Para resolver casos da saúde do município, ligue para 2789.06.06, Ramal 212, que fala com o gabinete do Secretário de Saúde.

jorge lucio disse...

Carlos Jorge, por motivos de mudanças de salas, o ramal da sala do Secretário mudou, ao invés de 212 passou a ser 208. Obrigado.

jorge lucio disse...

Carlos Jorge, devido à mudanças de salas, o nº do Ramal do secretário passou a ser 208, ao invés de 212.

Anônimo disse...

Levei mais de uma hora ligando e ninguem atende este numero!E muito descaso